A Sabedoria das Multidões (The Wisdowm of Crowds) é um livro escrito por James Surowiecki cuja uma das histórias é sobre uma experiência realizada por Sir Francis Galton numa feira, onde os participantes deram palpites tentando estimar o “peso” do Boi. Então, Galton percebeu que a medida de tendência central (atribuída a mediana nesse caso), seria o melhor estimador para o peso real do Boi. (Você pode acessar o artigo original clicando aqui.)
Essa experiência deixou-me muito intrigado, logo decidi colocar essa teoria a prova fazendo um experimento parecido. Enchi um pote de azeitona (500g) com feijões e perguntei:
Quantos feijões tem no pote?
Ao contar o número de feijões que estavam dentro do pote cheguei ao número de 1839, todavia a mediana dos 21 palpites até o momento é de 1450.
Para agilizar a coleta de dados eu criei um formulário no Google Forms e um Dashboard simples no Power BI para demonstrar os resultados.
Por que a mediana dos palpites não se aproximou mais do valor real?
Alguns vieses podem ter sido preponderantes nessa questão:
1 – Tamanho da amostragem pequena (21 elementos)
2 – Agregar opiniões de não experts no assunto
3 – Informação compartilhada entre os participantes
Há artigos e vídeos com outras sugestões para o problema proposto, como por exemplo o vídeo abaixo ou artigo compartilhado pelo amigo Ricardo.
No vídeo acima a resposta proposta é 1611, todavia o volume médio do feijão, pode ter sido mais um viés que interferiu no resultado.