Desde os primórdios os animais já utilizam do extinto de contagem e espaço, para saber por exemplo, se ele deveria lutar ou fugir dos predadores ou se sua presa está na distância adequada para o bote.
Porém foram os primeiros hominídeos que começaram a fazer registros, a cerca de 73.000 anos atrás, através de artes rupestres em Cape Town – África do Sul, sobre senso, caça, costumes e sinais gráficos abstratos.
Imagem: IG – Último Segundo
Nesse sentido a história dos dados se confunde com a história da Estatística, Matemática e Contabilidade.
No Neolítico (5000 à 3000 a.C.), a humanidade passou por um processo de transição da vida nômade para o sedentarismo, graças a agricultura, geralmente perto de rios onde grande civilizações como a Egípcia e a Chinesa nasceram.
Imagem: MEC
Com o desenvolvimento da Agricultura outros problemas complexos começaram a surgir, como medir o “tamanho” das terras das ou como taxar a produção dos agricultores. Logo, a humanidade começou a desenvolver formas/ ferramentas para lidar com esses problemas e Ciências como a Matemática e a Estatística se desenvolviam a passos largos.
A etimologia da palavra Estatística deriva do latim Status (Estado), assim como senso de Censere (Taxar). Portanto, como a própria palavra sugere a Estatística foi utilizada pelas primeiras populações para fins como senso demográfico e controle de impostos.
Graças a evolução da Informática, podemos coletar, organizar e registrar grandes volumes de dados, porém ainda são Ciências como Matemática e Estatística que dão embasamento científico para análises de Machine Learning e Inteligência Artificial. Entender como essas ciências se desenvolveram é fundamental para escolher as melhores ferramentas para os diferentes problemas que enfrentamos.
Fonte da Imagem em destaque: Caminhos de Formação